(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Macedônia do Norte
Acordo entra em vigor e país muda oficialmente de nome
Entrou em vigor, em 2019, o acordo que determina a mudança de nome da Macedônia para Macedônia do Norte. A troca põe fim — ao menos por enquanto — no impasse entre essa antiga república da Iugoslávia e a vizinha Grécia. O governo grego se opunha ao uso do nome Macedônia pelo novo país vizinho porque a Grécia tem uma província no norte com o mesmo nome. Por causa desse impasse, a Grécia bloqueou as negociações de adesão de seu vizinho à União Europeia. Depois de negociações, as duas partes chegaram a um acordo.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado).
Para o país originado da antiga Iugoslávia, a mudança de nome é uma estratégia política para
A Grécia temia que, ao utilizar o nome único “Macedônia”, o que poderia sugerir reivindicações sobre a Macedônia grega (com minorias étnicas de macedônios). Assim, a “Macedônia”, ao adotar o pós-nome “do Norte”, deixou claro que não tinha propósitos expansionistas, e sim, ser aceita na União Europeia, estabelecendo política para intensificar a integração regional (integrar-se à UE)
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Concentração de [tex]CO_{2}[tex] por queimadas entre África e Brasil em 30 de agosto de 2019

Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).
A dispersão espacial do problema ambiental representado na imagem de satélite é explicada pela seguinte característica geográfica:
Correntes de jato de altas altitudes e massas de ar de ação mais superficial são as responsáveis pelo transporte de resíduos atmosféricos (poeira, fumaça, cinzas – no caso, a fumaça de queimadas ocorridas em África e Brasil) que se dirigem de um continente a outro, evidenciando a importância da movimentação atmosférica.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A credulidade dos ouvintes aumenta o descaramento do narrador, e o descaramento deste conquista-lhes a credulidade. A eloquência, quando levada a seu patamar mais alto, deixa pouco lugar à razão ou à reflexão, mas, dirigindo-se inteiramente à imaginação e aos afetos, cativa os ouvintes condescendentes e subjuga-lhes o entendimento.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. São Paulo: Edunesp, 2003.
No contexto do século XVIII, o autor propõe uma reflexão radical acerca da arte da eloquência, restringindo-a ao
Para David Hume, a eloquência era uma arte que não se resumia a um mero exercício de raciocínio lógico, visto que, para ser eficaz deveria envolver a experiência humana (a experiência sensível) e articular sentimentos.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
TEXTO I

CARLEVARIS, L. La piazetta (detalhe). Óleo sobre tela, 49 × 41 cm. Ashmolean Museum, Oxford, 1729. Disponível em: www.meinsterart.de. Acesso em: 13 dez. 2017.
TEXTO II
Antigo centro da economia mundo-europeia do século XV, no final do século XVII e início do século XVIII, Veneza ainda era uma cidade cosmopolita onde orientais podiam sentir-se em casa.
BRAUDEL, F. O tempo do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 1979 (adaptado).
Qual elemento da condição cosmopolita de Veneza na Idade Moderna está explicitado nos textos?
Veneza manteve seu destaque desde o desenvolvimento do Renascimento comercial até o século XVIII, atuando como um importante ele de circulação de mercadorias entre o Oriente e o Ocidente. A cidade foi, por muito tempo, destino e origem de relevantes redes mercantis, transformando-se num polo cosmopolita, como se observa na imagem, na qual aparecem homens trajados com roupas orientais.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O direito não é a justiça. O direito é o elemento do cálculo, é justo que haja um direito, mas a justiça é incalculável, ela exige que se calcule o incalculável; e as experiências aporéticas são experiências tão improváveis quanto necessárias da justiça, isto é, são momentos em que a decisão entre o justo e o injusto nunca é garantida por uma regra.
DERRIDA, J. Força de lei. São Paulo: Martins Fontes, 2010 (adaptado).
De acordo com o texto, ainda que estejam em desconformidade com o ordenamento jurídico, são exemplos de ação justa:
O texto faz proposta sobre pensar sobre direito e justiça, tornando esta algo mais incalculável, exigindo uma potência de ação, além do parâmetro da regra.
A alternativa que revela uma desconformidade com o ordenamento jurídico são os casos de desobediência civil, que, mediante enfrentamento, desafiando a ordem vigente, visam atingir a justiça.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Sinal fechado
Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo, correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe?
Quanto tempo...
Pois é, quanto tempo...
Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios...
Oh, não tem de que
Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona?
Precisamos nos ver por aí
Pra semana, prometo,
Talvez nos vejamos, quem sabe?
Quanto tempo...
Pois é, quanto tempo...
Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança
Por favor, telefone, eu preciso beber
Alguma coisa rapidamente
Pra semana...
O sinal...
Eu procuro você...
Vai abrir! Vai abrir!
Prometo, não esqueço
Por favor, não esqueça
Não esqueço, não esqueço
Adeus...
PAULINHO DA VIOLA. Foi um rio que passou em minha vida. Rio de Janeiro: Odeon, 1970.
A letra da canção apresenta a permanência de uma situação da vida cotidiana ao destacar a
A canção traz uma reflexão sobre a vida moderna e a falta de tempo para as relações humanas já que a conversa entre as duas pessoas se estabelece durante o curto tempo de uma parada no semáforo vermelho. Tais ideias vão ao encontro do que defendeu Zygmunt Bauman em Modernidade Líquida, tornado antigas formas sociais (consolidadas) agora afetividades inconstantes e frágeis.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Não há consenso em torno do nome dado à pandemia, tendo, desde o seu início, sido chamada de gripe espanhola provavelmente por causa da desinformação em torno da notícia sobre sua origem. Uma das hipóteses deriva da neutralidade espanhola na Primeira Guerra Mundial e a consequente liberdade de imprensa naquele país, maior do que nos demais países envolvidos no conflito. Hoje existe o consenso entre virologistas e epidemiologistas de que o vírus da gripe não se originou na Espanha. Entretanto, dificilmente essa pandemia deixará de ser conhecida como gripe espanhola.
KLAJMAN, C. A gripe sob a ótica da história ecológica. História Revista, n. 3, set.-dez. 2015 (adaptado).
De acordo com o texto, a denominação recebida pela pandemia do começo do século XX foi determinada pelo(a)
Apesar de ficar mundialmente conhecida como “gripe espanhola”, a origem da doença é até incerta, sendo, porém, atribuída erroneamente ao país ibérico. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as potências europeias envolvidas omitiam dados sobre a pandemia com vistas a manter o moral das tropas e não abalar ainda mais psicologicamente os seus soldados. A não participação da Espanha no conflito permitia maior divulgação de informações sobre o vírus Influenza, o que teria criado a falsa ideia de que a disseminação da doença teria se originado a partir dali.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
A partir do século IV, com os imperadores ditos cristãos, o teatro e a dança foram condenados. O batismo era recusado aos que atuavam no circo ou na pantomima. E em 398, no Concílio de Cartago, os que iam ao teatro nos dias santos foram excomungados.
DINIZ, T.; SANTOS, G. História da dança. Disponível em: www.uel.br. Acesso em: 18 out. 2023.
TEXTO II
A dança no ato litúrgico cumpre tanto um papel de adoração quanto mercadológico. Não à toa há aceitação, expansão e investimento nessa prática percebida massivamente pela ampla divulgação principalmente nas redes sociais. A expansão e ampliação por via de festivais, aulas, cursos, palestras etc. consolida a criação de um mercado específico para esse público.
SANTOS, Z. Dança gospel. Salvador: UFBA, 2021.
A percepção sobre a dança e a cultura corporal apresenta aspectos relacionados, respectivamente, a
Os textos apresentam modelos distintos de religiosidade: enquanto o primeiro expressa um tom impositivo, no qual a autoridade eclesiástica define condutas e pune desvios, evidenciando uma lógica de controle, o segundo apresenta táticas de expansão em que a religião se difunde por meio de eventos, redes sociais e atividades comunitárias, valorizando integração e participação.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A ideia de êxodo urbano assume ares caricaturais. Pega a mais reduzida parte da pirâmide social e projeta para todos seus desejos defensivos. Se o êxodo urbano for compreendido como aquisição de uma segunda residência, então não estamos, de fato, falando de êxodo, mas da reversão de um excedente de renda de uma pequena fração da elite para as franjas metropolitanas. Se o êxodo urbano for compreendido como retorno aos municípios menos povoados, então não estamos, de fato, falando de êxodo urbano, mas de um movimento de migração de pessoas cuja estabilidade no emprego e a elevada renda lhes permitem simular, nas ilhas urbanas do interior agropecuário, a vida urbana metropolitana.
ARRAIS, T. A. O distópico êxodo urbano. Revista e, n. 11, maio 2021 (adaptado).
A crítica apresentada no texto evidencia uma dinâmica socioespacial marcada pela
A crítica apresentada no texto está relacionada à ideia de êxodo urbano, apresentando o conceito como um movimento de migração de uma parte da elite econômica cuja estabilidade no emprego e a elevada renda lhe permitem simular, nas ilhas urbanas do interior agropecuário, a vida urbana metropolitana, evidenciando uma dinâmica socioespacial marcada pela seletividade de deslocamentos populacionais.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A “invenção” dessa nova anatomia política não deve ser entendida como uma descoberta súbita. Mas como uma multiplicidade de processos muitas vezes mínimos, de origens diferentes, de localizações esparsas, que se recordam, que se repetem, ou se imitam, apoiam-se uns sobre os outros e esboçam aos poucos a fachada de um método geral. Encontramo-los em funcionamento nos colégios, muito cedo; mais tarde, nas escolas primárias, no espaço hospitalar e na organização militar.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2011.
O texto indica o seguinte aspecto da disciplina como ferramenta política:
Para Foucault, a capilarização do poder refere-se à sua capacidade de se difundir e se exercer nas menores e mais sutis relações sociais do cotidiano (escola, hospital e meio militar), não se limitando a uma autoridade centralizada.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Por séculos, o Rio Reno tem sido uma rota de navegação confiável, ajudando a criar gigantes fabris ao longo de suas margens. No entanto, esses dias parecem estar no fim, pois o nível da água tem diminuído regularmente, o que impede a navegação fluvial do final do verão até o outono. Isso mostra como a crise climática atinge as economias dos países ricos.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 10 ago. 2023 (adaptado).
Qual é o efeito econômico do problema ambiental apresentado no texto?
Com a diminuição do volume do rio, muito utilizado para navegação e escoamento de mercadorias, haverá necessidade de novas estratégias logísticas para minimizar os impactos das mudanças climáticas sobre a economia.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Dos 10 aos 15 anos de idade, Virgínia adorava acompanhar seu pai, aos domingos, naquela sinestésica Feira de São Cristóvão (RJ), talvez por ser o maior elo que ela experimentava com o mundo exterior à sua casa e, visto assim e agora, tão íntimo e próximo de algo que ela ainda não sabia, mas que seria, no futuro, a sua própria casa: a Paraíba. Dona Didi costurava, sob medida, camisas sociais, bermudas, shorts, vestidos, saias, sempre em casa e rodeada pelos quatro filhos pequenos do casal, desdobrando-se para dar conta de toda a responsabilidade sem trégua que isso demandava.
PASSOS, M. C. P. et al. apud SCARELI, G. A máquina de costura e os fios da memória. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, n. 18, maio-ago. 2021 (adaptado).
Os itinerários afetivos e socioespaciais mencionados no texto associam-se à vida dos personagens por apresentarem
As histórias narradas são descrições obtidas pelas recordações afetivas diretamente conectadas aos espaços significativos da infância de Virgínia (a feira e a casa). O ambiente e as vivências familiares moldaram sua identidade – um claro exemplo de itinerários afetivos e socioespaciais.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, correspondentes a 13% da população livre. Em 1886, votaram nas eleições parlamentares pouco mais de 100 mil eleitores, ou 0,8% da população total. Houve um corte de quase 90% do eleitorado. O dado é chocante, sobretudo se lembrarmos que a tendência de todos os países europeus da época era na direção de ampliar os direitos políticos. O mais grave é que esse retrocesso foi duradouro. A Proclamação da República não alterou o quadro.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002 (adaptado).
De acordo com o texto, a participação no processo eleitoral brasileiro após a Reforma de 1881 sofreu uma variação que se explica pela
A Reforma eleitoral de 1881, conhecida como Lei Saraiva, foi a última grande modificação eleitoral do império. Alterou a forma das eleições, que passaram a ser diretas, e também modificou os critérios de participação no processo eleitoral. A nova formulação abandonou o critério censitário e adotou a alfabetização como condição para os eleitores, tornando ainda mais restrita a participação popular no pleito eleitoral.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Pela falta de chuvas, a geração de energia eólica, solar e térmica atingiu níveis recordes em agosto de 2021, quando as hidrelétricas ficaram com cerca de 50% do total. Para um professor da Universidade Federal da Bahia, essa queda não é uma surpresa. “Não aconteceu de uma hora para outra. Se olharmos o mapa do Brasil, um dos grandes provedores de água é a Floresta Amazônica. Se você diminui a floresta, diminui a quantidade de água que vai para a atmosfera”, explica.
BORGES, T. O fantasma do apagão. Disponível em: www.correio24horas.com.br. Acesso em: 9 out. 2021 (adaptado).
De acordo com o texto, a dificuldade na produção de energia é causada pela alteração da(s)
O texto menciona a falta de chuvas, a redução da Floresta Amazônica e a diminuição da quantidade de água que vai para a atmosfera. O foco está na alteração do ciclo da água, causada pelo desmatamento, que interfere nas chuvas e na geração de energia nas hidroelétricas. A Floresta Amazônica é citada como um dos grandes provedores de água: sua diminuição altera as paisagens.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Adam Smith via o açougueiro e o padeiro não só como indivíduos buscando seus interesses financeiros, mas como pessoas moralmente motivadas dentro de uma sociedade. A base da moral era a empatia e o julgamento, instaurando uma distinção entre o que queremos fazer e o que sentimos que devemos fazer.
COLLIER, P. O futuro do capitalismo. Porto Alegre: LP&M, 2019.
O texto defende uma motivação capitalista para o campo dos negócios, na qual o lucro se mostra associado à
Collier faz uma reinterpretação da visão do lucro (de Adam Smith), em que este apenas era focado no autointeresse da “riqueza das nações”. Pelo autor, a base moral e empática contida no excerto, guia a nova visão.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O corpo de cidadãos é o poder supremo dos Estados. A supremacia pode residir ou num homem, ou na minoria, ou em todos. Sempre que o Um, ou a Minoria, ou Todos governam, tendo em vista o bem-estar comum, essas constituições são justas; mas se procuram apenas o benefício de uma das partes, seja ela o Um, a Minoria ou Todos, estabelece-se um desvio.
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
No excerto encontra-se a base da teoria clássica das três formas de governo representadas pela
Aristóteles define três formas de governo: a monarquia (governo de um), a aristocracia (governo de poucos) e o governo constitucional (governo de muitos), que pode ser compreendido como a democracia, muito embora, para o filósofo, em sua versão radical ela se degenera.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Para que a utopia nasça, é preciso duas condições. A primeira é a forte sensação de que o mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. A segunda condição é a existência de uma confiança no potencial humano à altura da tarefa de reformar o mundo, a crença de que nós, seres humanos, podemos fazê-lo, sendo capazes de perceber o que está errado com o mundo, o que precisa ser modificado, quais são os pontos problemáticos, e ter força e coragem para extirpá-los.
BAUMAN, Z. apud OLIVEIRA, D. Bauman: para que a utopia renasça, é preciso confiar no potencial humano. Revista Cult, jan. 2017.
De acordo com o autor, qual é a função da utopia no contexto das transformações sociais?
Para Zygmunt Bauman, a utopia oferece uma visão de mundo capaz de impulsionar a humanidade a buscar alternativas possíveis para a melhoria da sociedade. Sendo assim, é fonte de esperança que pode servir como motor para a mudança.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Produção e exportações brasileiras no ranking mundial em 2019

Fonte: USDA, 2020. Elaboração CNA. *Fatia de participação na produção mundial.
Qual condição favoreceu o cenário produtivo exposto na figura?
A figura mostra que o Brasil ocupa posições de destaque na produção e na exportação de commodities, o que foi favorecido por elevados investimentos em mecanização, expansão da infraestrutura logística, sementes transgênicas, fertilizantes, entre outros insumos. Esse padrão está associado à consolidação de um modelo produtivo baseado na agricultura empresarial, intensiva em capital e articulada ao mercado global.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Em toda a sua carreira política, Getúlio Vargas sempre contara com o seu talento pessoal de persuasão e poder de manipulação. Agora, porém, seus amigos começavam a perceber que ele parecia envelhecido e cansado. A principal figura da oposição, concordavam eles, era o belicoso jornalista Carlos Lacerda. Se ao menos pudessem “removê-lo” do cenário político, talvez Vargas se salvasse da situação. Esses seguidores decidiram tomar o assunto em suas próprias mãos com o atentado da Rua Tonelero.
SKDIMORE, T. Brasil: de Getúlio a Castelo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003 (adaptado).
Nesse contexto, a ação dos aliados de Getúlio Vargas teve como consequência imediata o(a)
Desde o início do segundo governo (1950-1954), Getúlio Vargas enfrentou forte oposição liderada pela União Democrática Nacional (UDN) e setores militares críticos às medidas populistas do modelo nacional – desenvolvimentista. Após o atentado a Carlos Lacerda na rua Toneleros, aumentaram as pressões, sobretudo depois das investigações da “República do Galeão”, que indicavam o envolvimento de pessoas ligadas ao presidente. Esse contexto intensificou os ataques da oposição por parte do grupo udenista, que passou a pressionar pela renúncia ou impeachiment do governante.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
O que eu queria ter sido
Um nome para o que sou, importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser. O que eu gostaria de ser era uma lutadora. Quero dizer, uma pessoa que luta pelo bem dos outros. Isso desde pequena eu quis. Por que foi o destino me levando a escrever o que já escrevi, em vez de também desenvolver em mim a qualidade de lutadora que eu tinha? Em pequena, minha família por brincadeira chamava-me de “a protetora dos animais”. Porque bastava acusarem uma pessoa para eu imediatamente defendê-la. E eu sentia o drama social com tanta intensidade que vivia de coração perplexo diante das grandes injustiças a que são submetidas as chamadas classes menos privilegiadas.
LISPECTOR, C. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013.
A reflexão contida no texto faz referência aos pressupostos de uma doutrina ética representada pelo
O altruísmo tem foco no bem-estar alheio, na ausência de interesse próprio, sendo oposto à visão egoísta.
Grande parte da obra de Clarice Lispector explora a subjetividade, tal que o trecho de “Aprender a viver”.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Independência de pensamento, autonomia e direito à oposição política estão perdendo sua função crítica básica numa sociedade que parece cada vez mais capaz de atender às necessidades dos indivíduos através da forma pela qual é organizada. Nas condições de um padrão de vida crescente, o não conformismo com o próprio sistema parece socialmente inútil, principalmente quando acarreta desvantagens econômicas e políticas tangíveis e ameaça o funcionamento suave do todo.
MARCUSE, H. Ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
Qual é a característica da sociedade industrial do século XX apresentada no texto?
A formação social, no contexto pós-industrial, respeita uma dinâmica de esfacelar a individualidade, a criticidade e o pensamento autônomo para a construção de uma realidade unidimensional.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Do ponto de vista administrativo e judicial, a desapropriação da fazenda Cabaceiras, localizada na região sul do estado do Pará, é a primeira da história motivada pelo desrespeito à função social de um imóvel rural, como prevê a Constituição Federal de 1988, em decorrência da exploração de “trabalho em condições análogas à escravidão”. Na realidade, essa desapropriação não se deu apenas pela ocorrência de relações de trabalho extremamente degradantes, mas também pelas graves infrações ambientais verificadas na fazenda — o que também configura um ataque à função social da terra, de acordo com os preceitos constitucionais.
BARROS, C. J. A conquista da fazenda Cabaceiras. Disponível em: www.agb.org.br. Acesso em: 15 maio 2023.
O texto considera a promoção da justiça como um mecanismo de
A desapropriação de imóveis, seja por infrações relativas ao direito trabalhista, seja por agressão a direitos ambientais previstos na Constituição de 1988 no capítulo sobre reforma agrária, é um mecanismo de promoção de justiça e de revisão de desigualdades econômicas e sociais.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).

Salvador, capital do estado da Bahia. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br. Acesso em: 20 out. 2023.
A análise dos elementos presentes na fotografia permite identificar qual característica socioespacial?
A fotografia do Farol da Barra em Salvador apresenta elementos (como elevada densidade de prédios) que permitem identificar o processo socioespacial de verticalização urbana.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A difusão pelos cônegos do ideal apostólico, bem como a influência dos eremitas e dos pregadores errantes que na sua esteira propagavam temas evangélicos, contribuíram para fazer nascer, entre os fiéis, o desejo de se erguerem ao nível espiritual do clero e de obterem a sua salvação, sem que para isso tivessem de renunciar ao seu estado. Pela primeira vez, a Igreja entreabria as portas da graça em benefício da totalidade dos fiéis, colocando, como única condição, a sua partida para o Oriente, a fim de aí lutarem contra os inimigos de Cristo.
VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
Conforme o texto, no imaginário dos fiéis cristãos do período medieval, a salvação era alcançada por meio das
O excerto ressalta uma mudança importante na espiritualidade cristã medieval, pois evidência a valorização de uma postura dos fiéis como meio distinto de obtenção da salvação: o envolvimento direto e voluntário na luta contra os inimigos de Cristo durante o movimento das Cruzadas.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Nos Estados Unidos, um hotel perto de um parque foi engolido por uma enorme cratera. E não é a primeira vez que esse tipo de incidente acontece na Flórida. Em minutos, uma ala inteira do hotel era engolida pela cratera de 30 metros de diâmetro e cinco de profundidade. O diretor do resort em Clermont, perto dos parques temáticos da Flórida, diz que o prédio tinha 15 anos, e que até então o solo nunca havia apresentado problemas. Os afundamentos são um fenômeno comum na Flórida por causa das formações de calcário e argila no subsolo, mas às vezes chuvas fortes, ou a drenagem do solo para construção, acabam contribuindo para o surgimento desses buracos.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 10 dez. 2024 (adaptado).
A situação de desmoronamento do solo descrita no texto origina-se da
A água, ao infiltrar-se no solo, dissolve lentamente o carbonato de cálcio, promovendo intemperismo químico. Osa desmoronamentos de solo, tais como descritos no texto, são conhecidos como “Dolinas” ou “Sinkholes”.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Moradores de Berlim protestaram contra a demolição de um trecho do muro que dividiu a cidade durante quase três décadas. Tratado como patrimônio cultural e histórico da cidade, o East Side Gallery, repleto de grafites emblemáticos, está na mira de uma construtora que pretende levantar um condomínio de luxo às margens do Rio Spree, que corta a cidade. ALMEIDA, R. Alemães impedem demolição de último trecho original do muro de Berlim.
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 2 fev. 2021 (adaptado).
A demolição do símbolo histórico mencionado representa uma
A proposta de demolição do último trecho original do Muro de Berlim, para a construção de um condomínio de luxo, destrói uma referência fundamental da história e da memória do povo alemão durante a Guerra Fria, período em que estive dividido. A manutenção desta parte remanescente do muro pós-reunificação serve para preservar elementos do passado recente, essenciais para a identidade coletiva dos alemães.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Em conjunto: todo e não todo, unido e separado, em consonância e em dissonância. De todos um e de um todos.
(Fragmento B10)
TEXTO II
Deus é dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome.
(Fragmento B67)
Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
A característica do pensamento do filósofo Heráclito, registrada nos fragmentos mencionados, é a ênfase na
Heráclito pensa o mundo e a natureza de modo dialético. Sendo assim, ambos os textos apresentam ideias que se opõem, ou seja, que são dicotômicas, e que, por isso, se unificam e se complementam.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Entre esses preconceitos estava o canibalismo. A prática não era, porém, uma mentira, uma invenção europeia, mas um ritual controlado por regras. Entre os tupis, por exemplo, os guerreiros se sentiam honrados quando morriam em um banquete canibal. Para os europeus, no entanto, comer carne humana era abominável, pois nem mesmo os leões ingeriam seus semelhantes. Portanto, para os conquistadores, o canibalismo era sinônimo de barbarismo e da incapacidade de se autogovernar.
RAMINELLI, R. Canibalismo para alemão ver. In: FIGUEIREDO, L. (Org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado).
No texto, europeus e ameríndios atribuíram à prática relatada, respectivamente, o significado de
O texto enfoca diferentes interpretações a respeito de uma mesma prática cultural, o canibalismo. Para os europeus, a prática evidenciava o barbarismo, a incapacidade de autogoverno e um elevado grau de selvageria, não observado se quer entre alguns animais. Para os indígenas, tratava-se de um ritual de empoderamento, tanto para os praticantes da antropofagia, quanto para aqueles que sofriam essa ação.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Fragmentada em pequenos grupos, fragilizada pela ausência de algum tipo de organização ampla, tendo que carregar o peso do preconceito racial que se transfere do negro para a cultura negra, a religião dos orixás tem poucas chances de se sair melhor na competição — desigual — com outras religiões. Silenciosamente, assistimos hoje a um verdadeiro massacre das religiões afro-brasileiras.
PRANDI, R. O Brasil com axé. Estudos Avançados, n. 52, dez. 2004.
No processo de invisibilização dos cultos afro-brasileiros, o texto associa os seguintes elementos essenciais:
Prandi nos faz refletir sobre aspectos da formação das religiões afro-brasileiras, que, sofrendo com a diáspora, tendo fragmento diversos grupos étnicos, levou a uma precariedade na sua forma representativa.
O preconceito, ao anular o “ser-do-outro”, traz a recusa da alteridade.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A partir do século XIX e, principalmente, no século XX, iniciou-se o uso de produtos sintéticos na agricultura. No Brasil, a partir da década de 1960 e, posteriormente, nos anos 1970, os inseticidas ampliam sua fatia no mercado dos defensivos agrícolas.
TROPPMAIR, H. Biogeografia e meio ambiente. Rio de Janeiro: TB, 2012 (adaptado).
Nos espaços agrícolas, a mudança técnica descrita provocou a diminuição da
A busca pelo aumento de produtividade agrícola, bem como a busca pelo lucro indiscriminado, aumentaram o uso de inseticidas, principalmente após a década de 1960 (Revolução Verde). Como consequências desse processo, surgem vários impactos ambientais, entre os quais a redução da diversidade de polinizadores naturais.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Os direitos do homem constituem uma classe variável, como a história destes últimos séculos demonstra suficientemente. O elenco dos direitos do homem se modificou, e continua a se modificar, com a mudança das condições históricas, ou seja, dos carecimentos e dos interesses, das classes no poder, dos meios disponíveis para a realização dos mesmos, das transformações técnicas. Direitos que foram declarados absolutos no final do século XVIII foram submetidos a radicais limitações nas declarações contemporâneas; direitos que as declarações do século XVIII nem sequer mencionavam, como os direitos sociais, são agora proclamados com grande ostentação nas recentes declarações.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Os argumentos apresentados no texto sustentam que os direitos humanos são variáveis porque os considera como
Noberto Bobbio via os direitos humanos como variáveis e não absolutos, já que se tratam de direitos históricos que resultam de um processo de luta e evolução social.
Portanto, podendo ser considerados como convenções coletivas.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Carro elétrico, uma miragem ecológica

A mudança para a eletromobilidade de fato promove uma alteração no consumo de recursos naturais. Hoje, amplamente dependentes do petróleo, nossos modais de transporte poderiam se tornar cada vez mais dependentes de trinta metais raros. Gálio, tântalo, cobalto, platinoides, tungstênio, metais de terras-raras: uma mina contém apenas ínfimas quantidades desses metais dotados de fabulosas propriedades eletrônicas, ópticas e magnéticas.
PITRON, G. Revolução tecnológica, transformação geopolítica. Disponível em: https://diplomatique.org.br. Acesso em: 10 dez. 2018.
No que se refere ao desenvolvimento sustentável, a charge e o texto indicam uma contradição no uso da tecnologia alternativa derivada do seguinte aspecto:
O texto diz que a eletromobilidade troca a dependência do petróleo por uma forte dependência de “metais raros” (gálio, cobalto, platinoides, tungstênio, terras-raras), que são recursos minerais finitos (não renováveis). A contradição ecológica está justamente em substituir um recurso não renovável por outros e também não renováveis, mantendo a lógica extrativista.
Nem todos os minerais arrolados são raros. Gálio, cobalto e tungstênio não o são.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A Roda dos Expostos de Salvador (Bahia) data de 1726 e foi uma das instituições implantadas com o objetivo de acolher e prover um encaminhamento para a criança recém-nascida abandonada. Essa assistência fundamentava-se em práticas caritativas, paternalistas e imediatistas que visavam ao cuidado básico da criança e, especialmente, à salvação da sua alma, via batismo, devido à alta mortalidade.
BORRIONE, R.; CHAVES, A. M. Análise documental e contexto de desenvolvimento. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 15 ago. 2013.
A instituição apresentada no texto justificava-se pelo(a)
A Roda dos Expostos era uma prática comum no Império Português, ao confiar órfãos ou recém-nascidos rejeitados à Igreja Católica, com vistas à garantir a sobrevivência das crianças e, ao mesmo tempo, ampará-las em consonância com a missão social e religiosa da instituição.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A missão dos governantes consiste em promover a felicidade da sociedade, punindo e recompensando. A parte da missão de governo que consiste em punir constitui mais particularmente o objeto da lei penal. A obrigatoriedade ou necessidade de punir uma ação é proporcional à medida que tal ação tende a perturbar a felicidade e à medida que a tendência do referido ato é perniciosa. A felicidade consiste naquilo que já vimos, ou seja, em desfrutar prazeres e em estar isento de dores.
BENTHAM, J. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1974 (adaptado).
Qual perspectiva de justiça emerge da relação, estabelecida no texto, entre punição e felicidade?
Para Bentham, a punição é aplicável somente aqueles que ferem a ideia de bem comum, de forma a garantir a “felicidade”.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Cidade sustentável é o assentamento humano constituído por uma sociedade com consciência de seu papel de agente transformador dos espaços e cuja relação não se dá pela razão natureza-objeto, e sim por uma ação sinérgica entre prudência ecológica, eficiência energética e equidade socioespacial.
ROMERO, M. Frentes do urbano para a construção de indicadores de sustentabilidade intraurbana. Paranoá, n. 4, nov. 2007.
Uma medida pública que contradiz o modelo de cidade exposto no texto é a
A canalização afeta diretamente a vazão do rio, gerando desequilíbrios e alterando fluxos naturais, o que contradiz a ideia de cidade sustentável.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Em decorrência da naturalização da inferioridade social da mulher e da concepção de justiça do Estado, baseada na igualdade abstratamente concebida, torna-se possível convencer o Estado burguês a conceber e implementar políticas públicas cujo conteúdo se define pela discriminação positiva de mulheres, embora isso aparentemente seja paradoxal.
SAFFIOTI, H.; ALMEIDA, S. S. Violência de gênero, poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995 (adaptado).
No contexto atual, qual medida atende ao tipo de política pública abordada no texto?
A percepção e o debate acerca das violências de gênero na contemporaneidade possibilitam ações específicas do Estado com vistas a estabelecer uma igualdade pré-concebida. Entre essas ações poderíamos arrolar a tipificação do feminicídio, a criação da Lei Maria da Penha e a criação das Delegacias Especializadas da Mulher.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A cidade justa é governada pelos filósofos, administrada pelos cientistas, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores. Cada classe cumprirá sua função para o bem da pólis, racionalmente dirigida pelos filósofos. Em contrapartida, a cidade injusta é aquela onde o governo está nas mãos dos proprietários — que não pensam no bem comum da pólis e lutarão por interesses econômicos particulares.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
O texto apresenta a estrutura de governo da cidade ideal pensada por Platão, que postula uma indissociabilidade entre
Para Platão, em A República, o poder deve ser exercido pelos reis filósofos, visto que são eles que possuem um conhecimento profundo do bem e da justiça. Desse modo, guiados pela sabedoria, aqueles que governam agem com ética tendo em vista o bem comum.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
A Impressão Régia do Rio de Janeiro foi criada pelo decreto de 13 de maio de 1808 para dar continuidade à nova sede do império português. A nova tipografia é criada em um momento no qual o projeto de reforma do império se transforma em um projeto de construção de um novo império português na América. Frente às tensões políticas que essa nova situação criava, a tipografia atuou na legitimação e sustentação daquele projeto político.
BARRA, S. H. S. A Impressão Régia do Rio de Janeiro e a colonização dos sertões na construção do novo império português na América (1808-1822). Topoi, n. 31, jul.-dez. 2015 (adaptado).
A função política da tecnologia mencionada no texto favoreceu a nova sede do Império português por
A criação da Imprensa Régia foi uma das primeiras medidas da Corte Joanina ao se estabelecer no nova capital imperial, a cidade do Rio de Janeiro, em 1808. Sua função não se restringia à impressão de livros, jornais e panfletos para a capital, pois articulava um projeto mais amplo, com vistas a garantir a manutenção da integridade do Império Português em torno do poder da Coroa Bragantina.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Com o objetivo de auxiliar a prevenção e o combate a incêndios no Cerrado, o Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu um modelo computacional capaz de prever o comportamento do fogo. Essa tecnologia integra o projeto Monitoramento do Cerrado, do qual também participa o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O instituto produz e processa dados de satélite sobre focos de calor para determinar a localização de incêndios no bioma. Esses focos são o ponto de ignição para o modelo desenvolvido na UFMG: com base em outros dados, como relevo, ventos, umidade e biomassa seca, a ferramenta estima as áreas com maior risco de incêndio e prevê a intensidade e a direção de propagação do fogo no Cerrado brasileiro.
LAGES, L. Tecnologia antiqueimada. Revista Minas Faz Ciência, n. 84, dez. 2020 – jan.-fev. 2021 (adaptado).
Em relação à causa ambiental, o uso da tecnologia mencionada indica a
O levantamento de dados de uso do solo, clima e relevo, por exemplo, pode ser realizado por sensoriamento remoto; e as pesquisas cientificas voltadas às dinâmicas de propagação do fogo no bioma permitem certa previsibilidade na direção, na intensidade e nos riscos dos incêndios no Cerrado, possibilitando a prevenção e o combate aos focos.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
O cinema constituía um encanto indefinível: além do entretenimento delicioso das vidas alheias por meio dos filmes, o pretexto amável para os encontros de olhos, para a mostra dos vestidos, para as tagarelices com as vizinhas de cadeiras.
SETTE, M. Anquinhas e bernardas. São Paulo: Livraria Martins, 1940 (adaptado).
TEXTO II
O pouco caso na seleção dos filmes para serem exibidos nos espetáculos diurnos tem sido causa de inúmeros dissabores sofridos pelos progenitores que levam os seus filhos ao cinema para recreá-los. Em toda parte, tanto nas casas de famílias como nos colégios, só se ouve a petizada falar em fitas, em artistas cinematográficos, nas proezas de William Hart ou nas façanhas de Mutt.
O cinema e a criança. Diário de Pernambuco. 29 ago. 1925 (adaptado).
Publicados na primeira metade do século XX, os textos apresentam
Ao comparar os dois textos, pode-se depreender que, enquanto o primeiro exalta a criação de um novo espaço de socialização, o segundo alerta para os possíveis riscos de abandono, pelas novas gerações, de tradição e valores, ameaçados pela exposição a novos padrões exibidos nas grandes telas.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Pesquisa pioneira no Brasil propõe o uso de energia do solo para climatizar edifícios
Pela primeira vez na história, o Brasil terá um prédio que usa energia do solo para climatizar seus ambientes. Uma pesquisa inovadora avaliou o uso das fundações de edifícios como meio para a troca de energia térmica entre o prédio e o subsolo. A energia geotérmica é aquela encontrada dentro da crosta terrestre, seja no solo, nas rochas ou mesmo na água, sendo identificada pela temperatura. Essa energia pode ser transferida para a superfície por processos de troca térmica a partir das fundações da edificação.
Disponível em: https://jornal.usp.br. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado).
Para o sistema elétrico brasileiro, a expansão de tecnologias como a descrita no texto representa uma tendência de
Apesar de concentrar mais da metade de sua produção elétrica em fontes renováveis, o Brasil mantém a maior parte da sua matriz elétrica diretamente vinculada à modalidade hidroelétrica. A ampliação do uso de outras fontes renováveis, como é o caso da energia geotérmica, contribui para a diversificação das fontes utilizadas, reduzindo a pressão sobre a produção de energia hidroelétrica.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
A conjuntura sociopolítica da Roma Antiga, conforme apresentada no texto, foi contestada pelos
Uma das grandes crises iniciais da República Romana foi provocada pela mobilização da plebe exigindo direitos políticos, uma vez que estes lhes eram vedados devido à existência de leis orais e pela estrutura oligárquica monopolizada pelos patrícios. A lei das XII Tábuas (século V a.C) foi o primeiro conjunto de normas escritas em Roma, assegurando aos plebeus um sistema jurídico isento de manipulações convenientes à elite sociopolítica.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Os povos indígenas têm o direito de manter, controlar, proteger e desenvolver seu patrimônio cultural, seus conhecimentos do passado, suas expressões culturais e as manifestações de suas ciências, tecnologias e culturas, compreendidos os recursos humanos e genéticos, as sementes, os medicamentos, o conhecimento das propriedades da fauna e da flora, as transmissões orais, as literaturas, os desenhos, os esportes, os jogos e as artes visuais e interpretativas.
Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. 107ª Sessão Plenária, 13 de setembro de 2007. Disponível em: www.un.org. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).
Os direitos reconhecidos no texto representam a
A Organização das Nações Unidas (ONU) procura promover a preservação e defesa da diversidade cultural do mundo por meio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciências e a Cultura). A pressão de lideres de organizações indígenas, que durante décadas atuaram pela defesa dos povos originários das Américas, levou ao estabelecimento da Declaração dos Direitos dos Povos indígenas em 2007. Nela busca-se salvaguardar as múltiplas manifestações culturais que, em última instância, são fundamentais para a preservação das identidades indígenas e para promoção de sua autonomia, em oposição à recorrente ideia de integração, por meio tempo impostos pelos Estados Nacionais.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Eu escolhi Bezalel e lhe dei competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato.
BÍBLIA. Êxodo 31, 2-5. São Paulo: Paulinas, 2005.
TEXTO II
Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras.
BÍBLIA. Atos 7, 22. São Paulo: Paulinas, 2005.
TEXTO III
Se conhecêsseis a ciência certa, logo renunciarias à ostentação.
ALCORÃO. Sura 102, 5. São Paulo: Tangará, 1975.
Escritos em temporalidades diferentes (Antiguidade e Idade Média), os textos sagrados aproximam-se ao mostrar o papel da ciência para o(a)
Os textos sagrados destacados foram escritos pelas três grandes religiões monoteístas do mundo, respectivamente, o judaísmo (Êxodo, como parte do Torá), o cristianismo (Atos dos Apóstolos), e o Islamismo (Alcorão). Todos os textos apontam para a valorização do conhecimento técnico-cientifico e do aprimoramento ético como forma de promoção do desenvolvimento da sociedade.
Observação: no texto III, constante do enunciado, houve um erro crasso, qual seja, a forma “renunciarias” que, para harmonizar a segunda pessoa do plural, a qual inicia a frase, deveria ser renunciaríeis”.
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
(ENEM 2025 - 1ª Aplicação).
Em 1914, uma expedição estudantil saiu da Rússia em direção à América do Sul, sendo considerada a segunda campanha científica da Rússia no continente depois da longa viagem do barão Langsdorff pelo interior do Brasil na primeira metade do século XIX. O empreendimento foi enviado pelo Museu de Antropologia e Etnografia de São Petersburgo e integrado por cinco jovens cientistas, sendo dois zoólogos, dois etnógrafos e um antropólogo, cujo objetivo era a coleta de material de valor biológico e etnográfico para compor coleções nas instituições que participaram de seu financiamento. A expedição passou por países como Brasil, Paraguai e Argentina, resultando em amplo material manuscrito e algumas publicações, além dos objetos coletados.
CARNEIRO, L. A. F. A Rússia no Brasil do início do século XX. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2015 (adaptado).
Além do significado científico, o evento mencionado conectava-se a um projeto nacionalista de caráter
Embora apresentada como cientifica, a expedição russa integra um movimento típico das potências europeias, do final do século XIX e início do XX, marcado pela ampliação do prestigio nacional por meio da coleta de materiais biológicos, culturais e etnográficos em territórios estrangeiros. Esse tipo de empreendimento reforçava o projeto nacionalista ao abastecer museus, instituições de pesquisa e arquivos imperiais, fortalecendo a identidade e o poder do Estado. Trata-se, portanto, de uma forma de colonialismo cientifico, no qual o país financiador se apropria do conhecimento e dos objetos de outras regiões como estratégia de projeção internacional.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Curso Objetivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário